Avançar para o conteúdo principal

Governo do Estado entrega as chaves da casa própria a 153 famílias de Areal

Governo do Estado entrega as chaves da casa própria a 153 famílias de Areal



O sonho da casa própria se tornou realidade para 153 famílias de Areal que ficaram desabrigadas por causa das chuvas na Região Serrana. Nesta segunda-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), realizou a entrega das chaves das unidades habitacionais do Conjunto Carmen Portinho, localizado no Centro do município. 

Moradora da casa número 132, a aposentada Cândida Elias da Silva, de 56 anos, estava radiante com o fim do período vivendo com Aluguel Social. O imóvel onde ela vivia, na Rua Amazonas, foi destruído pelas águas torrenciais de janeiro de 2011.

- Foi muito triste na época, mas agradeço a Deus por estarmos vivos e, hoje, eu ter alegria de receber minha casa. É uma emoção muito grande, daqui pra frente vai ser só felicidade - agradeceu Cândida.

Para o governador Cláudio Castro, a primeira entrega da secretaria, criada em janeiro para priorizar a política habitacional, é emblemática e abrirá novas portas para mais de 600 arealenses.

- É uma alegria imensa entregar essas chaves para famílias que tanto aguardaram para ter uma casa que pudessem chamar de sua. É de um simbolismo muito forte, porque estamos realizando sonhos e permitindo que essas pessoas sigam em frente, em busca de outras realizações - disse o governador.

Para viabilizar a ocupação do Conjunto Carmen Portinho, o Governo do Estado investiu mais de R$ 5,4 milhões no projeto de urbanização das casas, que tinham ficado prontas em gestões anteriores, mas que não foram ocupadas pela falta de infraestrutura.  

- O governador Cláudio Castro pediu prioridade no atendimento às vítimas de tragédias, e uma das frentes da secretaria se voltou para resolver as pendências do conjunto de Areal. São famílias que sofreram perdas indescritíveis, mas hoje ganham uma moradia segura. E não importa se a cidade tem 10 mil ou 100 mil habitantes, vamos continuar atuando no estado inteiro para diminuir as desigualdades através da Habitação - enfatizou o secretário Bruno Dauaire.

O vice-governador Thiago Pampolha agradeceu a todos que fizeram possível o sonho da casa própria e ressaltou que este momento representa um novo tempo. 

- Foi um processo de muita luta e dedicação para essas pessoas, que não deixaram de sonhar e, hoje, recebem as chaves para um recomeço com mais qualidade de vida. Que este conjunto habitacional seja o símbolo da prosperidade em família. Não vamos poupar investimentos nas entregas que garantam dignidade para a nossa população - reforçou Pampolha.

Após a entrega, a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social continuará realizando o acompanhamento social dos beneficiários para auxiliar na gestão do conjunto e articulação interinstitucional para atendimento das demandas dos moradores.

As casas

Cada unidade habitacional tem 39,41 metros quadrados, abrangendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores.  

Para entregar as unidades, o Governo do Estado realizou obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto. A reforma de unidades depredadas e adaptações para portadores de necessidades especiais também fizeram parte das últimas intervenções.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

𝑪𝑶𝑴𝑼𝑵𝑰𝑪𝑨𝑫𝑶: 𝑳𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒃𝒆𝒍𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒂𝒐 𝑪𝒂𝒓𝒕ã𝒐 𝑨𝒍𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂çã𝒐 𝑷𝒆𝒓𝒔𝒐𝒏𝒂𝒍 𝑪𝒂𝒓𝒅

𝑪𝑶𝑴𝑼𝑵𝑰𝑪𝑨𝑫𝑶: 𝑳𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒃𝒆𝒍𝒆𝒄𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒂𝒐 𝑪𝒂𝒓𝒕ã𝒐 𝑨𝒍𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂çã𝒐 𝑷𝒆𝒓𝒔𝒐𝒏𝒂𝒍 𝑪𝒂𝒓𝒅 Considerando que a partir do mês de janeiro, o beneficio do auxilio alimentação passará ser depositado em cartão, da empresa Personal Card, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação, divulga a relação dos estabelecimentos credenciados no Município. O benefício do auxílio alimentação foi instituído por meio de Lei Municipal no ano de 2019. Ele é um benefício no valor de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais) para cada servidor público municipal no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundamental do Município de Saquarema. O auxílio-alimentação, além de reforçar a despensa de cada servidor, injeta uma boa quantia, mensalmente, na economia da cidade. O credenciamento de cada estabelecimento (mercado, supermercado, restaurantes, etc) é de respon...

Parabéns 25° BPM! 🎂🎊🎉

Parabéns 25° BPM! 🎂🎊🎉 No dia 5 de janeiro de 2025, celebramos com orgulho os 35 anos do 25º BPM, uma unidade que carrega no peito a honra de proteger e servir à Região dos Lagos com ética, profissionalismo e humanidade. Desde sua criação oficial, em 1990, pelo Decreto-Lei nº 14.304, o 25º BPM tem sido um pilar fundamental para a segurança pública em Cabo Frio e outros seis municípios da região. Mas sua história remonta ainda mais longe, ao dia 10 de maio de 1984, quando a 1ª CIPM deu os primeiros passos dessa missão grandiosa. Com uma área de atuação de 2.015 km² e 83 praias que recebem milhões de visitantes anualmente, especialmente no verão, o 25º BPM se destaca por sua dedicação e resiliência em tempos desafiadores. Não é à toa que, em 2018, recebeu o título simbólico de “Guardião da Região dos Lagos”, consolidando a confiança e o respeito de toda a população. A história do batalhão foi marcada também pela justa homenagem ao Capitão PM Jeovany Carvalho de Andrade Brito, que deu s...

HOMEM ACUSADO DE ABUSO SEXUAL EM MARICÁ SE ENTREGA À POLÍCI

HOMEM ACUSADO DE ABUSO SEXUAL EM MARICÁ SE ENTREGA À POLÍCIA O homem acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 17 anos durante o Carnaval em Itaipuaçu se entregou à polícia na manhã de quinta-feira (6), no município de Paracambi, no Estado do Rio de janeiro. A identidade do acusado não foi divulgada, mas, segundo informações, ele foi reconhecido após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que registraram o momento do ataque. No vídeo, o agressor aparece agarrando a vítima e tentando violentá-la enquanto ela retornava de um bloco carnavalesco. Após o crime, o jovem fugiu da região e foi localizado posteriormente por familiares, que o convenceram a se entregar à polícia. Relatos indicam que a família do acusado teria sido intimidada e ameaçada por moradores e criminosos da comunidade do Vera Cruz, em Itaipuaçu, o que pode ter influenciado a decisão do jovem de se apresentar às autoridades. Apesar de ter se entregado voluntariamente, o suspeito não pôde ser preso em fla...

Canva

Canva
Com o curso de Canvas Profissional, você vai aprimorar suas habilidades de apresentação e surpreender seu público. Seja o melhor em sua área!

Faça seus próprios Móveis Planejados

Faça seus próprios Móveis Planejados
Clique na imagem para saber mais

Saquarema -Rj