𝙏𝙍𝙁-1 𝙘𝙤𝙣𝙛𝙞𝙧𝙢𝙖 𝙖𝙩𝙖𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚 𝙝𝙖𝙘𝙠𝙚𝙧𝙨 𝙚 𝙥𝙤𝙧𝙩𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙁𝙚𝙙𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙙𝙤 𝘿𝙁 𝙚 13 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙞𝙣𝙪𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧
𝙏𝙍𝙁-1 𝙘𝙤𝙣𝙛𝙞𝙧𝙢𝙖 𝙖𝙩𝙖𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚 𝙝𝙖𝙘𝙠𝙚𝙧𝙨 𝙚 𝙥𝙤𝙧𝙩𝙖𝙡 𝙙𝙖 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙁𝙚𝙙𝙚𝙧𝙖𝙡 𝙙𝙤 𝘿𝙁 𝙚 13 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙞𝙣𝙪𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙖𝙧
O ataque ao TRF-1 é mais uma invasão a órgãos públicos neste mês.Em 5 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério da Saúde e a Secretaria de Economia do Distrito Federal informaram que os seus sistemas foram atingidos por hackers. No caso do STJ, a invasão bloqueou a base de dados dos processos em andamento no tribunal e paralisou totalmente os trabalhos por uma semana.
Dez dias depois, em 15 de outubro, foi a vez do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar que sofreu um ataque desse tipo. A invasão expôs informações de servidores do TSE, com dados de 2020 e de anos anteriores.
"O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília e jurisdição sobre 13 estados da Federação e o Distrito Federal, vem a público esclarecer que, na noite dessa quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, por volta das 19h, tomou ciência de acesso indevido ao seu ambiente de dados.Em razão disso, resolveu adotar medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos do TRF1, impedindo qualquer acesso remoto.
Deve ser pontuado que, ao mesmo tempo em que trabalhava para o restabelecimento dos seus sistemas de informática, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, considerando a gravidade do ocorrido, adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos.
É de se informar ainda que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, dia 28 de novembro de 2020, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada.
Comentários